Marketing digital: quais são as principais práticas desse segmento?

O investimento em marketing digital se tornou fundamental para as empresas conseguirem se manter e ter crescimento. Quando finalmente decide adotá-lo, uma dúvida é comum: quais são as principais práticas de marketing digital?

Neste post, respondemos essa dúvida. Continue a leitura e confira quais práticas sua empresa pode adotar para atingir resultados digitais mais expressivos!

 

O que é marketing digital?

Marketing digital é um conjunto de práticas executadas em ambiente digital, normalmente online, para atrair clientes, novas oportunidades de negócio e desenvolver identidade de marca.

 

Por que investir em marketing digital?

Ao implementá-lo, a empresa gera mais resultados e atinge objetivos, conseguindo ter maior lucratividade. Veja, seguir, quais são os benefícios do marketing digital:

 

Mais clientes e negócios para a empresa

O marketing digital reduz distâncias e possibilita que um potencial cliente encontre seu negócio, produtos ou serviços. Em outras palavras, ele viabiliza a atração de clientes, aumentando a chance de realizar novos negócios.

Tudo isso de maneira segmentada e com maior efetividade, o que aumenta as chances de sucesso das ações, conseguindo atingir objetivos previamente estabelecidos e um melhor ROI.

 

Divulgação e CAC por menor custo

Divulgar marca, produtos e serviços em diferentes canais online, bem como captar clientes na internet, tem um custo menor do que investir em mídias off-line.

Por isso, o CAC (Custo de Aquisição de Clientes) é menor quando a empresa investe em marketing digital, de modo a ter uma melhor lucratividade. Além disso, esse custo menor possibilita que quaisquer empresas implementem o marketing digital, ainda que tenham um orçamento reduzido.

 

Relacionamento

Práticas de marketing digital também viabilizam que a empresa atraia potenciais clientes e inicie um relacionamento com eles, fazendo com que avancem naturalmente pelo funil de vendas e realizem uma compra.

Além disso, possibilita manter um relacionamento mais próximo com atuais clientes para fidelizá-los, aumentando a possibilidade de recompra ou de indicação voluntária a conhecidos.

 

Mensuração de dados

Um dos principais benefícios do marketing digital é a possibilidade de mensurar dados, conseguindo medir a efetividade de campanhas e ações.

Graças à mensuração, a empresa tem acesso a dados que permitirão a melhoria contínua de campanhas e ações, bem como o melhor redirecionamento de recursos e esforços, de maneira e evitar prejuízos.

A mensuração pode ser feita em tempo real, com análise de métricas, o que permitirá identificar falhas e corrigi-las rapidamente para gerar o resultado esperado.

 

Principais práticas de marketing digital

Existem diversas práticas de marketing digital que a empresa pode adotar para conseguir atrair seu público-alvo, gerar vendas e alcançar demais objetivos. Abaixo, apresentamos as principais:

 

Inbound marketing

O inbound marketing é o marketing de atração, que tem como principal finalidade fazer com que, sua marca, produto ou serviço, seja encontrado por seu cliente em potencial.

Nessa prática, a empresa deve entender as dores e conhecer as principais necessidades de seus consumidores, para supri-las pontualmente.

Durante todo esse processo, a empresa consegue captar leads (oportunidades de negócio) e criar um relacionamento de confiança com eles, o que levará naturalmente à venda.

 

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das principais ferramentas utilizadas pelo inbound marketing para atrair leads e iniciar relacionamentos que gerarão vendas.

Trata-se de uma estratégia que tem como foco posicionar a marca na etapa certa da jornada de compra do cliente, por meio do conteúdo.

Mas, não se trata de qualquer conteúdo! Neste caso, é um material relevante, que educa e informa o usuário, ajudando a sanar dúvidas ou solucionar problemas.

A proposta é criar e divulgar conteúdo relevante para atrair, converter e encantar seu potencial cliente, gerando um relacionamento de confiança que levará à venda.

O marketing de conteúdo também traz outros resultados significativos, como criação de autoridade e reconhecimento de marca, o que faz com que se destaque entre concorrentes e tenha melhor ranqueamento em motores de busca.

 

SEO

O SEO é o Search Engine Optimization, ou seja, a otimização de sites para motores de busca. Sua finalidade é atingir o melhor ranqueamento possível de maneira orgânica (sem pagar).

Ter um bom ranqueamento é importante porque usuários de motores de busca normalmente clicam nos primeiros links de páginas de resultado de pesquisa.

Portanto, se o site de sua empresa estiver bem ranqueado, conseguirá ter maior tráfego, captar mais leads e gerar mais oportunidades de negócio.

 

Como fazer marketing digital

Fazer marketing digital pode ser uma tarefa difícil quando não se tem conhecimento e experiência na área. Em situações assim, o ideal é contratar uma agência de marketing digital para lhe auxiliar na implementação de ações.

O diferencial da agência é que se passa a ter acesso e suporte de uma equipe experiente e especialista em marketing digital, de modo a garantir a qualidade do trabalho e aumentar as chances de conseguir resultados surpreendentes e um melhor ROI. Por isso, conte com o apoio de uma agência!

Comentários

Postagens mais visitadas