Marketing digital: quais são as principais práticas desse segmento?
O investimento em marketing digital se tornou fundamental para as empresas
conseguirem se manter e ter crescimento. Quando finalmente decide adotá-lo, uma
dúvida é comum: quais são as principais práticas de marketing digital?
Neste post, respondemos essa dúvida. Continue a
leitura e confira quais práticas sua empresa pode adotar para atingir
resultados digitais mais expressivos!
O que é marketing digital?
Marketing digital é um conjunto de práticas
executadas em ambiente digital, normalmente online, para atrair clientes, novas
oportunidades de negócio e desenvolver identidade de marca.
Por que investir em marketing digital?
Ao implementá-lo, a empresa gera mais resultados e atinge objetivos, conseguindo ter maior lucratividade. Veja, seguir, quais são os benefícios do marketing digital:
Mais clientes e negócios para a empresa
O marketing digital reduz distâncias e possibilita
que um potencial cliente encontre seu negócio, produtos ou serviços. Em outras
palavras, ele viabiliza a atração de clientes, aumentando a chance de realizar
novos negócios.
Tudo isso de maneira segmentada e com maior efetividade, o que aumenta as chances de sucesso das ações, conseguindo atingir objetivos previamente estabelecidos e um melhor ROI.
Divulgação e CAC por menor custo
Divulgar marca, produtos e serviços em diferentes
canais online, bem como captar clientes na internet, tem um custo menor do que
investir em mídias off-line.
Por isso, o CAC (Custo de Aquisição de Clientes) é menor quando a empresa investe em marketing digital, de modo a ter uma melhor lucratividade. Além disso, esse custo menor possibilita que quaisquer empresas implementem o marketing digital, ainda que tenham um orçamento reduzido.
Relacionamento
Práticas de marketing digital também viabilizam que
a empresa atraia potenciais clientes e inicie um relacionamento com eles,
fazendo com que avancem naturalmente pelo funil de vendas e realizem uma
compra.
Além disso, possibilita manter um relacionamento mais próximo com atuais clientes para fidelizá-los, aumentando a possibilidade de recompra ou de indicação voluntária a conhecidos.
Mensuração de dados
Um dos principais benefícios do marketing digital é
a possibilidade de mensurar dados, conseguindo medir a efetividade de campanhas
e ações.
Graças à mensuração, a empresa tem acesso a dados
que permitirão a melhoria contínua de campanhas e ações, bem como o melhor
redirecionamento de recursos e esforços, de maneira e evitar prejuízos.
A mensuração pode ser feita em tempo real, com
análise de métricas, o que permitirá identificar falhas e corrigi-las
rapidamente para gerar o resultado esperado.
Principais práticas de marketing digital
Existem diversas práticas de marketing digital que a empresa pode adotar para conseguir atrair seu público-alvo, gerar vendas e alcançar demais objetivos. Abaixo, apresentamos as principais:
Inbound marketing
O inbound marketing é o marketing de atração, que
tem como principal finalidade fazer com que, sua marca, produto ou serviço,
seja encontrado por seu cliente em potencial.
Nessa prática, a empresa deve entender as dores e
conhecer as principais necessidades de seus consumidores, para supri-las
pontualmente.
Durante todo esse processo, a empresa consegue captar leads (oportunidades de negócio) e criar um relacionamento de confiança com eles, o que levará naturalmente à venda.
Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma das principais
ferramentas utilizadas pelo inbound marketing para atrair leads e iniciar
relacionamentos que gerarão vendas.
Trata-se de uma estratégia que tem como foco
posicionar a marca na etapa certa da jornada de compra do cliente, por meio do
conteúdo.
Mas, não se trata de qualquer conteúdo! Neste caso,
é um material relevante, que educa e informa o usuário, ajudando a sanar
dúvidas ou solucionar problemas.
A proposta é criar e divulgar conteúdo relevante
para atrair, converter e encantar seu potencial cliente, gerando um
relacionamento de confiança que levará à venda.
O marketing de conteúdo também traz outros resultados significativos, como criação de autoridade e reconhecimento de marca, o que faz com que se destaque entre concorrentes e tenha melhor ranqueamento em motores de busca.
SEO
O SEO é o Search Engine Optimization, ou seja, a
otimização de sites para motores de busca. Sua finalidade é atingir o melhor
ranqueamento possível de maneira orgânica (sem pagar).
Ter um bom ranqueamento é importante porque
usuários de motores de busca normalmente clicam nos primeiros links de páginas
de resultado de pesquisa.
Portanto, se o site de sua empresa estiver bem
ranqueado, conseguirá ter maior tráfego, captar mais leads e gerar mais
oportunidades de negócio.
Como fazer marketing digital
Fazer marketing digital pode ser uma tarefa difícil
quando não se tem conhecimento e experiência na área. Em situações assim, o
ideal é contratar uma agência de
marketing digital para lhe
auxiliar na implementação de ações.
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