O que é o Google Meu Negócio e qual a sua importância?
Ter presença online é fundamental para empresas, sobretudo as de pequeno porte. Não é para menos, afinal, possibilita que sejam encontradas por seus potenciais clientes, aumentando a chance de vendas.
O
Google Meu Negócio pode lhe ajudar a atingir esse resultado! Não sabe do que se
trata? Então, continue a leitura e conheça o que é o Google Meu Negócio e qual sua importância para sua
empresa!
O que
é o Google Meu Negócio?
O
Google Meu Negócio, também chamado de Google
My Business, é uma plataforma que possibilita a divulgação de empresas
gratuitamente no Google Maps e nos resultados de busca orgânicos.
Trata-se
de uma ferramenta que aumenta a visibilidade de sua empresa, além de
possibilitar que um cliente ou potencial cliente consiga identificar rapidamente
informações sobre sua empresa, como:
· Endereço;
· Dias e horários de atendimento;
· Telefones para contato;
· Horário de pico;
· Eventos;
· Notas sobre o serviço;
·
Perguntas de clientes e respostas da
empresa.
Qual a
importância do Google Meu Negócio?
O Google
Meu Negócio é importante na estratégia de marketing digital de sua empresa
porque possibilita que seja encontrada por clientes, ajudando a fechar mais
vendas.
Sua
empresa ganha mais alcance e o público se sente mais confortável a escolhê-la,
porque há uma clareza de informações na internet, passando maior credibilidade.
O
grande diferencial é que tudo isso é obtido gratuitamente, já que não é preciso
pagar para utilizar o Google Meu Negócio. Por isso, também é uma excelente
ferramenta para empresas que buscam formas econômicas de divulgação.
Benefícios
do Google Meu Negócio
Mas, quais são os benefícios do Google Meu Negócio, especificamente? A seguir, listamos os principais. Aproveite para conferi-los e saber exatamente o que essa ferramenta pode proporcionar à sua empresa:
Confiabilidade
O
cliente normalmente tem dificuldade em fazer negócio com uma empresa que não
conhece, afinal, não sabe se é confiável. O Google My Business ajuda a reverter
essa situação, porque possibilita que o consumidor tenha acesso a informações
essenciais sobre o negócio rapidamente.
Além disso, empresas que utilizam o Google Meu Negócio dobram a chance de serem consideradas confiáveis pelo consumidor, de acordo com informações divulgadas pelo próprio Google. Portanto, é uma ferramenta que vale a pena.
Aumento
de tráfego em site
O Google Meu Negócio aumenta significativamente o tráfego em site da empresa, possibilitando captar potenciais clientes para gerar vendas em curto prazo ou para desenvolver relacionamento.
Maior
visibilidade à empresa
Um dos
benefícios mais expressivos do Google Meu Negócio é que a ferramenta
possibilita ter maior visibilidade e que sua empresa seja encontrada exatamente
no momento em que o cliente mais precisa.
Por isso, a possibilidade de realizar novos negócios é muito maior, uma vez que o cliente já está em uma etapa mais avançada da jornada de compra, pronto para a decisão.
Alcance
mais amplo
Com o Google Meu Negócio a empresa consegue aparecer em destaque na primeira página de resultados de pesquisa do Google, além de aparecer no Google Maps, ampliando a presença em diferentes plataformas e seu alcance.
Relacionamento
com o público-alvo
A ferramenta possui uma função que permite que clientes façam comentários ou perguntas ao estabelecimento, possibilitando que a empresa inicie um relacionamento com eles.
Mensuração
de resultados
Ao
adotar a plataforma em sua estratégia de marketing digital, a empresa consegue
mensurar resultados específicos, como de onde são seus clientes, quantos
ligaram utilizando o telefone exibido, número de pedido de rota e visitas no
site.
Esse é
um fator importante porque mune a equipe de marketing da empresa com informações
que podem ser utilizadas para desenvolver outras ações e ter maior assertividade,
com resultados mais expressivos.
Como
criar o Google Meu Negócio
Quer criar Google Meu Negócio para
aproveitar todos os benefícios da ferramenta? O processo é composto de
diferentes etapas, como as que são listadas a seguir:
· Acesse a ferramenta e faça login;
· Preencha o formulário de cadastro com dados de sua empresa;
· Autorize o gerenciamento do perfil da empresa no Google Meu Negócio;
· Confirme o endereço da empresa, se estiver correto;
·
Complete o perfil da empresa, incluindo
demais informações sobre ela.
Otimização
do perfil no Google Meu Negócio
Há
quem pense que basta criar e preencher o perfil da empresa na ferramenta de
qualquer jeito para trazer excelentes resultados. Mas, não é bem assim que
funciona.
O
recomendado é realizar uma otimização
de ficha no Google Meu Negócio, para
garantir que a empresa atinja exatamente seu público-alvo e tenha mais chance
de exibição em resultados de pesquisa.
A
própria ferramenta dá orientações ao empreendedor sobre como preenchê-la de
forma otimizada, portanto, é importante verificar as indicações. Deve, por
exemplo, sempre manter horários, telefones e endereços atualizados.
Comentários
Postar um comentário