O que é e como escolher minhas palavras-chave?
Ao investir em uma
estratégia de SEO e links patrocinados, o termo palavra-chave é utilizado com
frequência. Mas, afinal, que é uma palavra-chave, qual sua real importância no
marketing digital e como escolhê-la? Esclarecemos essas questões aqui. Confira!
O que é palavra-chave?
Palavra-chave
(keyword, em inglês) é um termo formado por uma ou mais palavras que o usuário
escreve em buscadores (Google, Yahoo e Bing) para esclarecer dúvidas e
solucionar eventuais problemas.
Por que é importante trabalhar com palavras-chave?
Pensando da
perspectiva de um profissional de marketing digital, as palavras-chave fazem
com que sites, blog posts e páginas específicas sejam direcionadas para o
público-alvo ideal.
Na prática e
comercialmente falando, isso significa que a palavra-chave possibilita que seu
site e conteúdo online seja encontrado, gerando aumento de tráfego e de leads,
além de maximizar a possibilidade de venda.
Justamente por
isso as palavras-chave são consideradas elementos básicos de campanha Google
Ads e SEO, sendo essencial saber escolhê-las corretamente para que o
conteúdo seja direcionado ao público-alvo e ajude a atingir os resultados
esperados.
Como escolher palavras-chave?
A escolha das
palavras-chave perfeitas passa por três pontos principais, como persona
(cliente ideal, a pessoa que se quer atingir), objetivo a ser alcançado (por
exemplo, se for venda, é possível utilizar “comprar” como keyword) e
concorrência (permite aprimorar a ação e usar palavras-chave que a concorrência
não utiliza).
Além disso, também
é possível utilizar ferramentas que lhe ajudarão a encontrar palavras-chave
relevantes. Abaixo, indicamos algumas delas:
·
SEMrush: possibilita analisar o site da empresa e
de concorrentes para identificar palavras-chave. Disponível na versão gratuita
(limitada de recursos) e paga;
·
Google Keyword Planner: utilizada na otimização de
campanhas no Google Ads e na administração de links patrocinados,
possibilitando identificar resultados e corrigir ações para atingi-los;
·
Google Trends: ferramenta gratuita bastante
utilizada por empresa de links
patrocinados. Mostra palavras-chave mais
buscadas recentemente, podendo filtrar os resultados por país, estado, período,
entre outros.
Comentários
Postar um comentário