O que é e como escolher minhas palavras-chave?


Ao investir em uma estratégia de SEO e links patrocinados, o termo palavra-chave é utilizado com frequência. Mas, afinal, que é uma palavra-chave, qual sua real importância no marketing digital e como escolhê-la? Esclarecemos essas questões aqui. Confira!

como escolher palavras-chaves


O que é palavra-chave?

Palavra-chave (keyword, em inglês) é um termo formado por uma ou mais palavras que o usuário escreve em buscadores (Google, Yahoo e Bing) para esclarecer dúvidas e solucionar eventuais problemas.



Por que é importante trabalhar com palavras-chave?

Pensando da perspectiva de um profissional de marketing digital, as palavras-chave fazem com que sites, blog posts e páginas específicas sejam direcionadas para o público-alvo ideal.

Na prática e comercialmente falando, isso significa que a palavra-chave possibilita que seu site e conteúdo online seja encontrado, gerando aumento de tráfego e de leads, além de maximizar a possibilidade de venda.

Justamente por isso as palavras-chave são consideradas elementos básicos de campanha Google Ads e SEO, sendo essencial saber escolhê-las corretamente para que o conteúdo seja direcionado ao público-alvo e ajude a atingir os resultados esperados.



Como escolher palavras-chave?

A escolha das palavras-chave perfeitas passa por três pontos principais, como persona (cliente ideal, a pessoa que se quer atingir), objetivo a ser alcançado (por exemplo, se for venda, é possível utilizar “comprar” como keyword) e concorrência (permite aprimorar a ação e usar palavras-chave que a concorrência não utiliza).

Além disso, também é possível utilizar ferramentas que lhe ajudarão a encontrar palavras-chave relevantes. Abaixo, indicamos algumas delas:

·        SEMrush: possibilita analisar o site da empresa e de concorrentes para identificar palavras-chave. Disponível na versão gratuita (limitada de recursos) e paga;
·        Google Keyword Planner: utilizada na otimização de campanhas no Google Ads e na administração de links patrocinados, possibilitando identificar resultados e corrigir ações para atingi-los;
·        Google Trends: ferramenta gratuita bastante utilizada por empresa de links patrocinados. Mostra palavras-chave mais buscadas recentemente, podendo filtrar os resultados por país, estado, período, entre outros.

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